31 maio 2006

SER DEHONIANO

EUCARISTIA: CONVITE, CERTEZA E VIVÊNCIA!
por Josimar Baggio

Nosso Deus quer estar junto de nós! O desejo de Deus é que estar perto de nós, e que também nós estejamos perto Dele. O amor que Deus tem pra conosco impele à uma proximidade, Deus quer caminhar conosco e quer que caminhemos com Ele, quer que estejamos próximos a Ele.

Ao fazer-se pão, o Senhor Jesus, na última ceia manifestou claramente a vontade de estar sempre presente na nossa vida, por isso fez-se eucaristia que é a grande riqueza e da Igreja e de todos os que crêem.

A presença da eucaristia em nosso meio nos remete primeiramente a um convite e a uma certeza:

O convite que nos é feito é o de fazermos a experiência com o Senhor, precisamos conhecê-lo de modo particular, pois não podemos amar algo que não conhecemos, o convite é, portanto: “Vinde e vede” (Jô 1,39). É primordial que façamos o esforço de nos aproximarmos também do Senhor, pois Ele quer estar perto de nós.

Dentro deste convite temos a Adoração Eucarística, como um meio eficaz para que nos aproximemos da presença viva deste Senhor. Não é à toa que a Adoração Eucarística é fundamento da espiritualidade dehoniana, como fonte e força da missão a ser realizada. A ele deve-se dar importância e apreço, pois o Senhor nos convida a estarmos com Ele.

A certeza é de que não estamos sós, o Senhor mesmo está conosco, “Ele está no meio de nós!” Esta presença viva deve nos animar e nos impulsionar a caminharmos, pois estamos com o Senhor, e mesmo que as tendências atuais nos façam pensar que o caminhar é sem sentido, descobriremos que o sentido só se faz ao reconhecermos o Senhor e com Ele construirmos a nossa história. Portanto, a presença da eucaristia nos deve fortalecer a viver a vida de comunidade no amor a Deus e aos irmãos.

Dentro deste contexto, de convite e de certeza, somos chamados também à vivência desta eucaristia, à vivência da nossa missão, missão esta que parte da eucaristia e nela tem a sua origem. Como diz João Paulo II: “A Igreja vive da Santa Eucaristia”. E a vivência desta eucaristia implica em escolhas que gerem vida para nós e para os nossos irmãos.

É lançado o desafio: Aceitar o convite de Nosso Senhor e nos aproximar Dele; Sermos impelidos de esperanças e de alegria, pois o Senhor está conosco; E assim, revestidos desta experiência com o Senhor e encorajados pela sua presença em nosso meio, assumir com dignidade aquele que é o sentido último da Santa Eucaristia, a Vivência do Amor!

Que o Senhor nos ajude e nos abençoe, e que possamos também ser eucaristia para todos os que encontrarmos; Sendo um convite para que eles se aproximem do Senhor; Ânimo e esperança como reflexo da presença do Senhor e exemplo de acolhida, de fraternidade e de caridade para com os irmãos, como vivência disto que é o sentido da eucaristia.

Nenhum comentário: