31 maio 2006
PROSEANDO
EUCARISTIA - EXPRESSÃO DE DEUS-AMOR
por Giorgio Sinestri
Neste mês de maio acontece em Florianópolis o 15º Congresso Eucarístico Nacional - momento para voltar mais intensamente nosso olhar para o Cristo Eucarístico. O que isso significa? Que acreditamos, como Igreja, num Deus que é amor.
Tornando-se humano, na pessoa de Jesus, Deus manifestou seu amor através do exemplo da doação e da entrega completa no pão e no vinho, como um novo maná (Jo 6,31-35). Aquele que nasceu numa manjedoura, sendo Rei, local onde os animais se alimentam, se fez assim alimento de vida para toda a humanidade.
A Eucaristia é o Cristo se partilhando como vida. Isso é lindo e também nos compromete. Como diz o Papa Bento XVI na sua encíclica Deus é amor, "a mística do sacramento tem um caráter social, porque, na comunhão sacramental eu fico unido ao Senhor como todos os demais comungantes (...) e a união com Cristo é, ao mesmo, união com todos os outros, aos quais Ele se entrega." (cf I Cor 10,17)
Viver a Eucaristia é, portanto, viver em comunidade, experienciando o verdadeiro amor, que se manifesta em três pessoas distintas e na mais perfeita unidade. Um verdadeiro convite para vivermos com os outros. No mistério da Eucaristia "está contido o ser amado e o amr, por sua vez, os outros", nas palavras do nosso papa.
Muito mais do que por palavras, a Eucaristia só é realmente compreendida quando age a fé. Não há sentido no Cristo Eucarístico quando não se permite acreditar. Houve a doação de Jesus, houve o partir do pão, e há um amor que nos ama. Acredite nisso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário