30 abril 2006

TEMA DO MÊS


PÁSCOA: COMUNICAÇÃO, COMUNHÃO E COOPERAÇÃO
por Giorgio Sinestri

Todos sabemos o significado da Páscoa: lembra e celebra a ressurreição daquele que precisou morrer crucificado para nos garantir a felicidade. Cristo é o exemplo maior da vivência pascal, sendo Ele a própria Páscoa.

A mensagem deste ano do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que acontece dia 28 de maio, nos permite ver a Páscoa com os olhos da comunicação social: devemos propagar a Boa Nova do Cristo Vivo a todos e a todas, de forma corajosa, profética e desafiadora.

O desenvolvimento tecnológico no campo das comunicações é notável, porém não resolve todos os problemas. Como diz o papa, é preciso que sejam capazes de criar um espírito de colaboração e comunhão social.

"O chamado a ser fiéis à comunicação de Deus em Cristo é um chamado a reconhecer a sua força dinâmica dentro de nós, que depois se alarga aos outros, para que este amor se torne realmente a medida dominante do mundo", diz o papa na mensagem.

Acreditar na ressurreição de Cristo nos compromete a comunicar o amor de Deus às pessoas e torná-lo vivência.

Por isso, devemos defender os valores e a verdade nos meios de comunicação e fazer com que sejam, de fato, uma "rede capaz de facilitar a comunicação, a comunhão e a cooperação". Por formar e influenciar a cultura popular, os meios de comunicação devem promover a paz e a justiça, proporcionado espaço para o debate e possibilitando a formação de opinião.

Todos sabemos da importância dos meios de comunicação na vida da sociedade em geral e a sua influência nas famílias e na educação. Por isso, é importante lançar um olhar crítico e reflexivo.

Páscoa é, portanto, momento de comunhão e cooperação, e os meios de comunicação devem promover esta rede, "ajudando homens, mulheres e crianças a tornarem-se mais conscientes da dignidade da pessoa humana, mais responsáveis e mais abertos aos outros, sobretudo aos membros da sociedade mais necessitados".

Nenhum comentário: