31 março 2006
SER DEHONIANO
ACOLHER, AMAR E RESPEITAR
por Josimar Baggio
No mês de fevereiro, tive o prazer de participar, junto de dois dos meus colegas, de um encontro para pessoas com deficiência física. Interessante é observar essas pessoas. O sorriso sincero, a cordialidade com que nos acolhem e a simplicidade de coração, foram aspectos marcantes deste encontro.
Neste ano, a Igreja no Brasil também nos convida e nos convoca a refletir nesta quaresma sobre pessoas com deficiência. A Campanha da Fraternidade 2006 tem como lema "Levanta-te e vem para o meio" (Mc 3,3).
Num terceiro milênio em que o mundo nos impõe "rankings" de melhor "nisso" , melhor "naquilo"; num mundo que seleciona as capacidades do ser humano e os seres humanos pela sua capacidade; aonde o culto à beleza exterior e as chamadas "seleções naturais" são feitas até mesmo no modo de olhar das pessoas. Neste contexto, a Igreja é a voz que "grita no deserto" do mundo pós-contemporâneo. Grita pela valorização da dignidade humana e pelo respeito a todas as pessoas, especialmente neste ano às pessoas com deficiência.
Nós, atendendo ao convite do Senhor, devemos também, como reflexo do amor, do respeito que Deus tem por nós, amar e respeitar a todas as pessoas, especialmente "estes meus pequeninos", como diz o próprio Senhor.
Com certeza, é relevante que tenhamos um carinho todo especial para com as pessoas com deficiência, pois humanos, sabemos que todos somos imperfeitos e temos as nossas deficiências, nossos erros e nossas imperfeições. E assim sendo, não há motivo para que pensemos ser melhores ou mais perfeitos. Somos antes, pessoas diferentes, sim, mas filhos do mesmo Pai que nos ama e irmãos em Cristo Jesus.
Que neste tempo de reflexão, que a Igreja nos proporciona, possamos testemunhar na nossa vida, que o Reino de Deus é para todas as pessoas e que possamos e saibamos fazer o convite também às pessoas com deficiência "levanta-te e vem para o meio", para que elas possam estar junto de nós, sentindo-se bem em nosso meio como igreja que também são.
Eis, irmãos. a missão quaresmal deste ano: propagar e testemunhar que o nosso Deus é um Deus que acolhe a todos, que respeita a todos e que ama todos sem excessão. A seu exemplo, possamos também nós ser a cada dia mais amorosos, mais respéitosos e mais acolhedores com todas as pessoas que encontramos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário