MISSÃO DEHONIANA JUVENIL
por Giorgio Sinestri
A Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus realiza nas suas paróquias em todo o Brasil, desde 1990, a Missão Dehoniana Juvenil, ou MDJ. Este projeto dos padres dehonianos surgiu com o objetivo de ser momento de animação comunitária e vocacional entre o povo, levando a Boa Nova de Cristo, seguindo o exemplo e o ardor missionário do fundador, pe. Leão Dehon.
Todas as etapas da MDJ acontecem inspiradas num tema e motivadas por um lema. Na última realizada, em Boa Vista do Buricá RS, o lema era “Jesus – caminho, verdade e vida” e os temas foram diferentes nos três anos (a história da salvação na comunidade, os sacramentos e a Eucaristia). Agora, já estamos com o coração voltado para a etapa de Botuverá SC. Aliás, todas as comunidades da Paróquia São José de Botuverá já foram visitadas e estão aguardando os missionários e missionárias para o ano que vem!
Desta vez, o tema é “Discípulos e missionários de Cristo” e o lema “Que todos tenham vida!” (Jo 10,10). Nos inspiramos num evento muito importante da Igreja para escolher o tema: a realização, em 2007, da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, que acontecerá em Aparecida, São Paulo, com a presença do Papa Bento XVI.
O Celam, como é conhecido, é uma grande reunião de todos os bispos da América Latina para analisar a vida da Igreja em seus países, descobrindo os seus aspectos, identificando os problemas comuns e construindo soluções para uma pastoral que vá ao encontro da realidade.
Na verdade, a 5 ª Conferência dos Bispos quer fazer com que cada pessoa cristã assuma Cristo como fonte de vida, como verdade última, como caminho a ser percorrido para a santidade. De certa forma, escolher o tema da 5 ª Celam como inspiração da MDJ em Botuverá é assumir uma continuidade da nossa última missão, pois se anunciamos Jesus como nosso caminho, verdade e vida, aceitamos também ser discípulos e discípulas, missionários e missionárias, ser um outro Cristo no meio de todo o povo. Assim como a 5 ª Conferência dos Bispos, a MDJ quer despertar em todos o desejo e a consciência da necessidade do encontro pessoal com Cristo.
Ser discípulo e missionário de Jesus é o mesmo que ir atrás de Jesus, seguí-lo, aprendendo o seu modo de viver e trabalhar, servir e amar. Temos que carregar no coração a marca do ser cristão, que vê na celebração da Eucaristia o real encontro com Jesus e no “ir ao povo”, a certeza de ver Jesus.
Com o grito “Que todos tenham vida!”, inspirado em João 10,10 e escolhido como nosso lema, assumimos o papel do próprio Jesus, pois numa sociedade em que, a cada dia, surge novos problemas e desafios, devemos, como discípulos, encontrar as possibilidades de transformação: somos cristãos e, acima de todos os problemas, o cristão vive da esperança. Jesus veio trazer a vida e a vida em abundância. Devemos seguí-lo nesse ideal também!
Como missionários e missionárias da MDJ, devemos ser discípulos e discípulas de Jesus! A gente pode e consegue!
Para saber mais da MDJ, acesse www.casadehon.org/mdj
Fonte: Boletim MDJ 01 - setembro 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário