30 junho 2006

SER DEHONIANO

CORAÇÃO IGUAL AO DELE
por Josimar Baggio

As capacidades que nos foram dadas por Deus, nos fazem crer que somos seres especiais; seres racionais, dotados de liberdade, de vontade, de uma aparência física... mas também de uma alma, alma esta que nos direciona ao além, nos faz buscar algo que vai além da experiência visível e sensível... nos faz tender a algo maior, mais perfeito...buscar a Deus.

Existe, porém, uma outra bonita realidade no ser humano que todos nós conhecemos, a esta denominamos de modo coloquial, “coração”; e assim falamos de um “bondoso coração”, que determinada atitude “doeu no coração” e tantas outras expressões. É claro que aqui não estamos falando do coração carnal, físico; aqui, esta palavra se reveste de um conteúdo todo especial, se reveste de um aspecto que vem do mais íntimo do ser humano: a capacidade de amar e ser amado, independemente das circunstâncias em que nos encontramos. Fomos criados pelo amor, para amar! (cf. 1Jo 4,16)

Nosso Senhor, foi Aquele que em sua natureza humana completou aquilo que é a vocação de todos nós. De fato, Cristo fez de toda a sua vida um grande ato de amor. Por amar-nos com um amor eterno, esvaziou-se de si para dar vida a nós, e por nos amar, acabou morrendo por nós.
No Coração transpassado de Cristo, contemplamos os sentimentos mais puros do amor que se faz prática, que se torna atitude em favor do outro. É Ele que melhor nos ensina sobre o amor, porque não só amou mas se faz o próprio amor para conosco.

Vislumbrando a plenitude de Cristo, os seres humanos, criados por Deus, deve ter por meta, ao longo da sua vida, transformar o próprio coração,num coração que ama. Num coração que acolhe o amor que Deus teve e tem por nós e faz desse amor um estímulo, um impulso para também amar, respeitar e dignificar os irmão que conosco convivem.

Jesus foi Aquele que amou até o fim aqueles que com Ele estavam, teve um Coração que olhava para as pessoas com um olhar de misericórdia, de cuidado, de atenção... Por isso, nós, a seu exemplo, devemos estar atentos às necessidades dos nossos irmãos e irmãs; e mais, só conseguiremos acolher plenamente o amor do Senhor para conosco, à medida que também fizermos a experiência de amar às outras pessoas, na atenção, na misericórdia para com cada uma delas.
Tenhamos sempre o grande exemplo, o grande espelho que é Cristo, Ele, sem dúvidas é o grande Mestre do amor. O nosso coração, deve assemelhar-se sempre mais ao dele.
Jesus, manso e humilde de Coração... F azei o nosso coração semelhante ao vosso!

Nenhum comentário: