30 junho 2006

A MISERICÓRDIA DO CORAÇÃO DE JESUS NA EUCARISTIA

Pe Francisco Sehnem scj

Mateus, Marcos, Lucas e Paulo, na sua primeira carta aos coríntios, descrevem a instituição da Eucaristia. Jesus tomou o pão e o entregou aos seus amigos, dizendo: “Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós”. Depois, entregou-lhes o cálice com vinho, dizendo: “Este é o cálice do meu sangue que será derramado por vós e por todos...”

Por detrás destas palavras descobrimos a imagem do Senhor crucificado cujo Coração é transpassado pela lança. Desta visão tentaremos descobrir a ligação entre o Coração de Cristo e a Eucaristia. O Senhor transpassado na cruz é o melhor símbolo do infinito amor do Coração de Cristo. Olhando para Ele, entendemos que Deus tem um coração aberto para todos nós.

Os Evangelhos falam-nos, repetidas vezes, do amor de Cristo que vem do seu Coração. E os evangelistas repetem sempre uma mesma expressão que significa um amor que vem de dentro, das entranhas, do coração. Na tradução portuguesa da Bíblia, esta expressão foi traduzida pela palavra compaixão (sentir o problema do outro como seu problema, vibrar com a alegria do outro como se fosse a sua felicidade). Jesus participava das festas, das alegrias do povo. Até andaram chamando-o de guloso. Esteve presente em todos os momentos e situações importantes pelas quais podemos passar. Participava de tudo porque sentia como sua a vida, as alegrias e problemas dos outros. Só para recordar:

· Diante da fome: teve compaixão e multiplicou o pão.

· Diante da fome do espírito: teve compaixão e pôs-se a ensinar,com muita paciência.

· Diante do pecado: teve compaixão e correu ao encontro do filho que voltava.

· Diante da doença: cheio de compaixão tocou-lhes os olhos e recobraram a vista.

· Diante da morte: Movido de compaixão para com a viúva de Naim, disse-lhe: “Não chores”.

Jesus tem um Coração aberto para todos, homens e mulheres, que encontra em seu caminho. É a afirmação unânime dos evangelistas. E, a abertura de seu Coração se completa sobre a cruz. Ele oferece tudo, a própria vida por nós, pela nossa salvação.

E, na Eucaristia, este Cristo que se oferece por nós torna-se presente com toda a sua vida, especialmente com o seu martírio sobre a cruz.

Quando, na Eucaristia, nos deixamos atrair pelo ato redentor de Cristo, bebemos desta fonte do Coração aberto de Cristo. O prefácio da Missa do Coração de Jesus nos fala de Cristo: “Elevado sobre a cruz, no seu amor sem limites, deu a sua vida por nós, e do seu lado aberto saiu sangue e água, símbolos dos Sacramentos da Igreja, para que todos, atraídos ao seu Coração, pudessem beber, com perene alegria, na fonte salvadora”.

Na Eucaristia somos convidados a beber desta fonte e a tornar-nos fonte de vida para os outros. Somos convidados a entender o que celebramos e ter, como Cristo, um coração aberto para todos.

O Cristo da Eucaristia é o mesmo Cristo das estradas da Palestina que tem um olhar de ternura e misericórdia (compaixão) para os pobres, os doentes, os pecadores, os marginalizados... No encontro com Cristo, na Eucaristia, nós lhe pedimos um coração semelhante ao dele. Cristo que teve compaixão de todos, deixou-nos a Eucaristia para que nós também pudéssemos encontrá-lo e, com Ele, aprender a amar. Se nós aprendermos a amar como Cristo amou, poderemos falar ao coração das pessoas. E, elas entenderão a nossa mensagem e continuarão a crer que Deus é Pai e nos ama.

Nenhum comentário: